LIVRO – NAS VEREDAS DO CORDEL

Por Maria do Socorro Cavalcanti ALACE – Cadeira 38

Este livro é de autoria de Aurineide Alencar, uma Paraibana que saído de Catolé do Rocha, se instalou em Dourados-MS e, em lá chegando se entregou ao magistério.

Um dia tentou introduzir nas suas aulas o Cordel e viu, na pratica, a possibilidade de obter bons resultados.
Mesmo diante da reação de algumas pessoas preconceituosas, não deu ouvidos, persistiu e evidenciou significativos frutos que a deixou animada, confiante no porvir.

As trovas, o cordel, estavam impregnadas no seu interior e num dia ensolarado, através da internet viu o anuncio de um concurso literário a nível nacional, que incluía trovas… Era o II° CONCURSO NACIONAL ALACE VALORIZA A CULTURA, coordenado por minha pessoa, promovido pela Academia de Letras e Artes do Ceará.

Resolveu participar e de imediato passou a trabalhar na perspectiva de melhorar, o máximo, a trova que intitulou: “INCRÍVEL”

Resultado, foi classificada em 1° lugar! Mais do que isso, em sinal de elevado orgulho, o município de Dourados passou a divulgar sua competência, voltada para a literatura, reconhecida por uma academia de letras e artes.

Aurineide passou então a ser conhecida através da imprensa local, estadual e da internet, resultando em convites, por diversas instituições voltadas para a literatura, a educação, a cultura, para falar sobre o concurso, o cordel e sua atuação na Escola, envolvendo os alunos no trato da poesia.

Por outro lado, a cordelista passou a se inscrever em concursos literários, Antologias e coletâneas, obtendo sucesso, conquistando aplausos.

Realmente, para quem quer vencer, por em evidência seus valores, só há uma alternativa: enfrentar a luta com fé, persistir e persistir para comemorar a vitória. Parabéns Aurineide!

Extraído de
[http://academia-alace.blogspot.com.br/2014/03/livro-nas-veredas-do-cordel_2 .html]